Experiência e Inovação

Comunidade dedicada a abordar os temas de inovação para agregar valor às experiências no Ecoturismo.

Marcela Saad
Moderador

Marcela Saad

Especialista em Turismo de Experiência

Novo Tópico


Marcela Saad
Moderador

Marcela Saad Nascimento

Experiência e Inovação

O viajante como morador temporário.
  • 20/06/2021
  • 8

A pandemia acelerou alguns processos como o trabalho remoto e as aulas à distância. Isto, somado ao longo tempo de isolamento, cidades e destinos turísticos com muitas restrições de circulação e consumo dos equipamentos e atrativos, fez com que as famílias adaptassem também as suas rotinas e a maneira de viajar.

Accenture, empresa de consultoria internacional, publicou uma pesquisa que apresenta que 79% dos entrevistados disseram que gostariam de trabalhar ocasionalmente em um “terceiro espaço” - um local diferente de sua casa ou local de trabalho - e mais da metade disse que estaria disposto a pagar até US$100 por mês de seus próprios bolsos para trabalhar em um café, bar, hotel ou varejista com um espaço dedicado.

Esta informação nos faz refletir sobre a busca dos turistas por destinos que oferecem mais tranquilidade, contato com a natureza, onde poderão associar o trabalho e aulas online, com passeios e diversão nos horários livres. Com isso, a tendência é que os viajantes permaneçam tempos mais longos nos destinos que possuem este tipo de oferta e se tornem moradores temporários. Desta forma, os destinos deverão estar preparados para oferecer maior conectividade, serviços e produtos diferenciados de alimentação, esporte, entre outros.

Você já percebeu este novo comportamento no seu empreendimento ou destino? Como está se preparando para este novo momento?

Marcela Saad
Moderador

Marcela Saad Nascimento

Experiência e Inovação

Comportamento do Turista
  • 20/05/2021
  • 8

Um dos pontos mais relevantes para atender as expectativas dos turistas é entender o seu comportamento, expectativas e motivações. A pandemia e o isolamento geraram transformações importantes no comportamento de consumo das viagens. A busca por locais que ofereçam contato com a natureza, atividades ao ar livre, segurança e protocolos de higiene, experiências relacionadas ao bem-estar e ao equilíbrio emocional e outros quesitos são cada vez mais importantes para a escolha do destino e dos serviços que serão consumidos.
Outro ponto importante são as características das diferentes gerações que estão viajando.

“Por exemplo, a geração conhecida como Baby Boomers - nascidos entre 1945 e 1960 – tendem a ser mais conservadores no consumo, valorizam a durabilidade e conforto dos produtos. Já a geração X – nascidos entre 1961 e 1979 – geralmente são menos materialistas, avaliam a relação de custo-benefício dos diversos tipos de produtos e serviços que consomem. Os da geração Y – nascidos entre 1980 e 1995 – são consumidores conscientes, adquirem produtos e serviços online e dominam as novas tecnologias; os da geração Z são os nativos digitais, nascidos entre 1996 e 2009, preferem consumo com propósito e adoram compartilhar experiências por meio digital. E os Alphas, que nasceram a partir de 2010, são 100% digitais e totalmente influenciados pelo mundo virtual.” Portal Sebrae de Ecoturismo – Trilha de Conhecimento.

A sua empresa está atenta a estas características e mudanças? Como tem se adaptado para conquistar e satisfazer o turista neste novo momento?

O sucesso está diretamente relacionando com a compreensão e atendimento à estas expectativas e diferentes características.


Marcela Saad
Moderador

Marcela Saad Nascimento

Experiência e Inovação

Experiência no Turismo
  • 12/05/2021
  • 14

O turista está cada vez mais exigente e em busca de experiências diferenciadas. A experiência em um empreendimento ou destino turístico está relacionada com toda a jornada do cliente, seja antes (momento da escolha), durante ou depois da viagem.

Já refletiu sobre isso? Como tem trabalhado a jornada do turista para ofertar uma experiência memorável?

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar