Comunidades


Novo Tópico


camila rodrigues

Gestão de Destinos

Parceria
  • 25/08/2021
  • 1

Olá, Richard! boa tarde
Venho buscar conhecimento e parceria para apoiar nas experiências positivas que Ecoturismo traz. Gostaria de me conectar com vcs!

Marcela Saad
Moderador

Marcela Saad Nascimento

Experiência e Inovação

O viajante como morador temporário.
  • 20/06/2021
  • 8

A pandemia acelerou alguns processos como o trabalho remoto e as aulas à distância. Isto, somado ao longo tempo de isolamento, cidades e destinos turísticos com muitas restrições de circulação e consumo dos equipamentos e atrativos, fez com que as famílias adaptassem também as suas rotinas e a maneira de viajar.

Accenture, empresa de consultoria internacional, publicou uma pesquisa que apresenta que 79% dos entrevistados disseram que gostariam de trabalhar ocasionalmente em um “terceiro espaço” - um local diferente de sua casa ou local de trabalho - e mais da metade disse que estaria disposto a pagar até US$100 por mês de seus próprios bolsos para trabalhar em um café, bar, hotel ou varejista com um espaço dedicado.

Esta informação nos faz refletir sobre a busca dos turistas por destinos que oferecem mais tranquilidade, contato com a natureza, onde poderão associar o trabalho e aulas online, com passeios e diversão nos horários livres. Com isso, a tendência é que os viajantes permaneçam tempos mais longos nos destinos que possuem este tipo de oferta e se tornem moradores temporários. Desta forma, os destinos deverão estar preparados para oferecer maior conectividade, serviços e produtos diferenciados de alimentação, esporte, entre outros.

Você já percebeu este novo comportamento no seu empreendimento ou destino? Como está se preparando para este novo momento?

Leonardo Persi
Moderador

Leonardo de Moura Persi

Segurança no Ecoturismo

Líder de Turismo de Aventura
  • 14/06/2021
  • 7

O(A) Líder de Turismo de Aventura, também chamado(a) de condutor(a) de turismo de aventura, é quem lidera, conduz e orienta os participantes (turistas de aventura e ecoturistas) nas atividades do roteiro.

Para isso, deve atender aos requisitos da Norma Técnica "ABNT NBR ISO 21102 - Turismo de aventura - Líderes - Competência de pessoal", que abrande as competências mínimas destes profissionais, que incluem os conhecimentos, as habilidade e as atitudes ou atributos.

Com que periodicidade realiza treinamento de sua equipe de líderes de ecoturismo e turismo de aventura?

Leonardo Persi
Moderador

Leonardo de Moura Persi

Segurança no Ecoturismo

Informações aos ecoturistas e turistas de aventura
  • 01/06/2021
  • 5

Uma das etapas mais importantes, é oferecer informações aos ecoturistas e turistas de aventura.

A referência deste trabalho, pode ser baseada na Norma Técnica "ABNT NBR ISO 21103 - Turismo de aventura - Informações para participantes", onde você pode encontrar tanto as informações prévias, que auxiliarão na decisão de compra do consumidor, para as viagens de ecoturismo, como também, durante a operação e após a operação de turismo de aventura.

Você atualiza constantemente os controles destas informações aos seus clientes, principalmente aquelas a serem fornecidas antes da viagem?

Marcela Saad
Moderador

Marcela Saad Nascimento

Experiência e Inovação

Comportamento do Turista
  • 20/05/2021
  • 8

Um dos pontos mais relevantes para atender as expectativas dos turistas é entender o seu comportamento, expectativas e motivações. A pandemia e o isolamento geraram transformações importantes no comportamento de consumo das viagens. A busca por locais que ofereçam contato com a natureza, atividades ao ar livre, segurança e protocolos de higiene, experiências relacionadas ao bem-estar e ao equilíbrio emocional e outros quesitos são cada vez mais importantes para a escolha do destino e dos serviços que serão consumidos.
Outro ponto importante são as características das diferentes gerações que estão viajando.

“Por exemplo, a geração conhecida como Baby Boomers - nascidos entre 1945 e 1960 – tendem a ser mais conservadores no consumo, valorizam a durabilidade e conforto dos produtos. Já a geração X – nascidos entre 1961 e 1979 – geralmente são menos materialistas, avaliam a relação de custo-benefício dos diversos tipos de produtos e serviços que consomem. Os da geração Y – nascidos entre 1980 e 1995 – são consumidores conscientes, adquirem produtos e serviços online e dominam as novas tecnologias; os da geração Z são os nativos digitais, nascidos entre 1996 e 2009, preferem consumo com propósito e adoram compartilhar experiências por meio digital. E os Alphas, que nasceram a partir de 2010, são 100% digitais e totalmente influenciados pelo mundo virtual.” Portal Sebrae de Ecoturismo – Trilha de Conhecimento.

A sua empresa está atenta a estas características e mudanças? Como tem se adaptado para conquistar e satisfazer o turista neste novo momento?

O sucesso está diretamente relacionando com a compreensão e atendimento à estas expectativas e diferentes características.


Felipe Tagliari Daniel

Marketing

Google Ads na Hotelaria
  • 13/05/2021
  • 9

Iamgine que o Google é a Avenida Paulista. Como está a fachada do seu Hotel? E a entrada? Você entrega folders, faz envio de mala-direta? Anuncia em outdoors? Toda a a proposta de valor da marca, do nome do seu Hotel hoje é percebida através do Google, através da busca direta pelo consumidor que quer reservar um hotel nos seus diferentes dispositivos: Um Celular, um Tablet, um Notebook ou o bom e velho (#sóquenão) Computador de mesa. Além da apresentação do seu hotel ter que estar preparada para um cliente conseguir reservar um quarto (o que já não é uma tarefa fácil), ela precisa ter alcance. E para isso é preciso investimento. Leve a sua marca mais longe, acelere a exposição do seu hotel. Invista na sua Marca, ela é o seu bem mais valioso. E não esqueça que o Booking, o Expedia, o Airbnb, a Decolar ou a CVC são excelentes parceiros comerciais e com a estratégia correta os benefícios de uma relação Win-Win com eles é astronômico.

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar