Bahia

A Bahia muito conhecida pela música, festas populares, culinária e praias, também apresenta importantes destinos de Ecoturismo em diversas regiões turísticas.

O estado busca conciliar o Ecoturismo com o Turismo de Sol e Praia como, por exemplo, em Itacaré, onde o surfe, as visitas à fazendas de cacau, caminhadas em trilhas e rafting são algumas das atividades oferecidas.

Apesar da variedade de destinos, podemos considerar que a a Chapada Diamantina é um dos locais mais emblemáticos para o Turismo em áreas naturais, local que atrai brasileiros e estrangeiros para atividades de caminhada, interação com as comunidades locais, visitas à cavernas, entre muitas outras experiências. 

De acordo com o Programa Nacional de Regionalização do Ministério do Turismo, o estado conta com 13 regiões turísticas que somam 133 municípios. Os principais destaques do estado no Ecoturismo são a Costa do Cacau, que inclui Ilhéus, Itacaré, a Costa das Baleias, onde está situado o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a região da Chapada Diamantina, que inclui Rio de Contas, Mucugê e Lençóis, dentre uma extensa lista de outros municípios. 

O estado da Bahia tem 233 unidades de conservação, representando 9,5% das unidades do país, protegendo os biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e o Marinho, de acordo com o Painel de Unidades de Conservação Brasileiras do Ministério do Meio Ambiente.

Entre as unidades de conservação estão 19 parques municipais, 9 parques nacionais e 5 estaduais, com destaque para o primeiro Parque Nacional Marinho Brasileiro, o Parque Nacional de Abrolhos, os chamados parques do descobrimento que ficam situados na Costa das Baleias e do Descobrimento, incluindo o Parque Nacional do Pau Brasil em Porto Seguro que foi recentemente aberto à visitação, o Parque Nacional do Descobrimento e Parque Nacional do Monte Pascoal.

Boas Práticas

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar

Sebrae

Polo Sebrae de Ecoturismo

Uma iniciativa do Sebrae e instituições parceiras para fortalecer o Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.

Contato

  • Rua Coronel Pilad Rebuá, 2480 - Bonito - Mato Grosso do Sul
  • [javascript protected email address]
  • (67) 3255-6500