Bahia

A Bahia muito conhecida pela música, festas populares, culinária e praias, também apresenta importantes destinos de Ecoturismo em diversas regiões turísticas.

O estado busca conciliar o Ecoturismo com o Turismo de Sol e Praia como, por exemplo, em Itacaré, onde o surfe, as visitas à fazendas de cacau, caminhadas em trilhas e rafting são algumas das atividades oferecidas.

Apesar da variedade de destinos, podemos considerar que a a Chapada Diamantina é um dos locais mais emblemáticos para o Turismo em áreas naturais, local que atrai brasileiros e estrangeiros para atividades de caminhada, interação com as comunidades locais, visitas à cavernas, entre muitas outras experiências. 

De acordo com o Programa Nacional de Regionalização do Ministério do Turismo, o estado conta com 13 regiões turísticas que somam 133 municípios. Os principais destaques do estado no Ecoturismo são a Costa do Cacau, que inclui Ilhéus, Itacaré, a Costa das Baleias, onde está situado o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a região da Chapada Diamantina, que inclui Rio de Contas, Mucugê e Lençóis, dentre uma extensa lista de outros municípios. 

O estado da Bahia tem 233 unidades de conservação, representando 9,5% das unidades do país, protegendo os biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e o Marinho, de acordo com o Painel de Unidades de Conservação Brasileiras do Ministério do Meio Ambiente.

Entre as unidades de conservação estão 19 parques municipais, 9 parques nacionais e 5 estaduais, com destaque para o primeiro Parque Nacional Marinho Brasileiro, o Parque Nacional de Abrolhos, os chamados parques do descobrimento que ficam situados na Costa das Baleias e do Descobrimento, incluindo o Parque Nacional do Pau Brasil em Porto Seguro que foi recentemente aberto à visitação, o Parque Nacional do Descobrimento e Parque Nacional do Monte Pascoal.

Boas Práticas

Agência Nas Alturas - Empreendedorismo e liderança com foco no mercado e no destino.

A Nas Alturas é uma agência de turismo receptivo, localizada em Lençóis, principal porta de entrada para a Chapada Diamantina, Bahia.

A Chapada Diamatina é uma das 13 regiões turísticas da Bahia, segundo o mapa turístico do Ministério do Turismo (2019). Esta região é composta por 34 municípios turísticos e grande parte dos atrativos está localizado no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Dirigida por Vanessa Almeida, baiana da cidade de Jacobina, e Itamar Gomes, nativo de Lençóis, a empresa tem como principais diferenciais o conhecimento técnico de todas as atividades que oferece, o cuidado com a logística, o constante planejamento e investimento em segurança,  bem como o envolvimento da comunidade dos destinos nas experiências oferecidas.

Os principais serviços oferecidos pela empresa são: roteiros regulares privativos ou em grupo, rotas personalizadas, viagens diferenciadas para famílias e pessoas com mobilidade reduzida, produção de eventos, reuniões e viagens corporativas, reservas de hospedagens e traslados.

A empresa é referência em Turismo de Aventura na região e tem como pilares empresariais a segurança, qualidade e sustentabilidade, desde o início das suas atividades no ano de 2005.

Exerce uma liderança importante no destino, participando ativamente dos processos de governança local e, em especial, promovendo ações e projetos que envolvem a comunidade e turistas nas práticas da sustentabilidade.

Seguem exemplos das boas práticas implementadas:

Atendimento especializado - a empresa se destaca pelo atendimento especializado e pela competência na organização das viagens, em especial pelo conhecimento de campo, capacitação técnica e a logística cuidadosa.

Segurança como diferencial -  única empresa da região com Sistema de Gestão da Segurança (SGS) certificado pela ABNT ISO 21101. A empresa foi uma das pioneiras a ter o seu SGS certificado e hoje permanece com certificação válida através das auditorias anuais. 

Foco na qualidade da experiência - os roteiros são feitos em grupos reduzidos, com toda estrutura inclusa, sendo disponibilizados os equipamentos de segurança necessários. Os roteiros são personalizados de acordo com o perfil do cliente, com uma logística inteligente para melhor aproveitamento das atividades.

Sustentabilidade - a empresa tem como um dos seus objetivos a distribuição de renda entre as diferentes cidades e fornecedores da região, utilizando sempre que possível pessoas locais nos serviços e priorizando o desenvolvimento sustentável da região. Ao longo do ano promovem cursos e treinamentos gratuitos, além de participar de projetos e ações permanentes para beneficiar a comunidade.

Dentre essas iniciativas está a "Primeira Aventura", que há mais de 10 anos levam moradores da comunidade para desfrutar a Chapada Diamantina como turistas. 

Através de um projeto e parceria com artesãs locais, a empresa disponibiliza para os clientes uma ecobag produzida com material reciclado para que os mesmos não utilizem sacos plásticos durante a viagem.  

Além disso, produzem um kit higiênico ecológico que a agência entrega aos clientes que fazem trekking para reduzir o impacto ambiental. Os lanches de trilha são colocados em sacolas de papel reciclado e recolhidas após o passeio para reutilização na produção de outros materiais como embalagens de presente que são usados na agência.

Por fim, na empresa implementam ações como usar lâmpadas frias, usar o mínimo de papel e reciclar tudo que é possível e disponibilizam no site dicas para os viajantes reduzirem o seu lixo.

Gostou? Que saber um pouco mais sobre estas iniciativas e quais os principais resultados? Acesse as Trilhas de Conhecimento e encontre o conteúdo completo.

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar