Santa Catarina

Considerado um dos principais destinos turísticos brasileiros, Santa Catarina apresenta experiências emblemáticas de Ecoturismo do litoral ao interior do estado. Começando por Florianópolis, em especial no sul da ilha, com opções de trilhas e atividades na natureza, seguindo para o interior do estado na região do Vale Europeu, que inclui Blumenau, Doutor Pedrinho e Apiúna, integrando o cicloturismo com a produção rural de forma planejada e com o engajamento dos proprietários rurais. Vale destacar a região da Serra Catarinense, que contempla os municípios Bom Jardim da Serra, São Joaquim, entre outros, com a conhecida Serra do Rio do Rastro e a região de observação da Baleia Franca, no sul do estado. Essas são apenas algumas das diversas ofertas existentes.

Um dos destaques do estado é a diversidade de atividades oferecidas nos ambientes de praia, de mata, em áreas rurais e nas montanhas, que incluem caminhadas, alguns dos melhores raftings do país, observação de baleias, cicloturismo, canoa havaiana, canionismo, turismo off-road, mergulho, kitesurfe, windsurfe, entre outras.

Santa Catarina conta com 13 regiões turísticas que somam 177 municípios de acordo o Mapa do Turismo do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Conta também com 132 Unidades de Conservação, sendo 5,40% das unidades do país que protegem os biomas Mata Atlântico e Marinho, de acordo com o Painel de Unidades de Conservação Brasileiras do Ministério do Meio Ambiente. Entre as Unidades de Conservação estão 30 parques, dentre os quais três Parques Nacionais e sete Parques Estaduais.

Boas Práticas

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar