Rio de Janeiro

Conhecido pela emblemática capital e pelo Turismo de Sol e Praia, o estado do Rio de Janeiro apresenta diversos destinos de Ecoturismo distribuídos em seu território, atraindo brasileiros e estrangeiros. A capital, por exemplo, oferece diversas opções de atividades de Ecoturismo, em especial no Parque Nacional da Tijuca e nos inúmeros parques e reservas dentro da cidade do Rio de Janeiro. A capital do estado é conhecida pelas opções de trilhas, entre elas a Transcarioca que conecta várias trilhas da cidade. 

De acordo com o programa nacional de regionalização do Ministério do Turismo, o estado conta com 8 regiões turísticas que somam 42 municípios. Os principais destaques do estado no Ecoturismo ficam na região turística de Agulhas Negras, onde está localizado o Parque Nacional de Itatiaia, na Região Turística Costa Verde, que inclui Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. A região da Serra Verde Imperial conta com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

O estado do Rio de Janeiro tem 335 Unidades de Conservação, 13,5% das UC’s do país que protegem os biomas Mata Atlântica e Marinho, de acordo com o Painel de Unidades de Conservação Brasileira do Ministério do Meio Ambiente. Entre as Unidades de Conservação são 60 Parques, 3 Parques Nacionais e 11 Parques Estaduais com destaque para o primeiro Parque Nacional Brasileiro, que foi criado em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia, o mais visitado do país, o Parque Nacional da Tijuca e a Reserva Biológica de Poço das Antas, um dos mais bem sucedidos projetos de conservação e Ecoturismo do país com foco em salvar o Mico Leão Dourado de extinção.

Boas Práticas

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar