No Mundo

O Ecoturismo tem ganhado destaque no mundo nos últimos anos pela capacidade de gerar benefícios para as pessoas do lugar e para os viajantes. Também tem sido um bom negócio para os empreendedores que oferecem experiências autênticas, estruturadas e inesquecíveis para os turistas desse mercado em plena expansão.

Diversos estudos mostram os benefícios do Ecoturismo em comparação às demais modalidades do "tradicional" Turismo de Lazer. Por exemplo, um estudo realizado na Jordânia (2017), pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), mostra que de forma geral a cada US$100.000,00 gastos, apenas 14% ficam no destino turístico e 1,5 empregos são impactados, enquanto no Turismo mais especializado, como nos segmentos que valorizam o contato com a natureza, o montante de 64% dos valores gastos permanecem no destino e 2,6 empregos são gerados. 

Esta diferença decorre do Ecoturismo ser estruturado com mais atenção às pessoas, focado em grupos menores, envolvendo as comunidades e tendo o meio ambiente como valor essencial. Também demanda mais serviços e uma cadeia de fornecedores de pequenas empresas, contribuindo com maior distribuição da renda e da riqueza nas localidades.

Outro estudo feito pelo Banco Mundial (2015) analisa a vertente ambiental e o impacto do Ecoturismo nos locais. Aponta que para injetar US$10.000,00 na economia local seriam necessários 96 turistas de cruzeiro, nove turistas de pacotes turísticos tradicionais e apenas quatro viajantes do Turismo mais especializado. Tais dados evidenciam a relevância do Ecoturismo como estratégia de desenvolvimento dos destinos e as muitas oportunidade para os empreendedores locais.

As viagens de Ecoturismo geram uma nova economia e uma nova cadeia de valor no território, estimulando a inovação, transformando a interação da comunidade com o ambiente natural em que vive e, consequentemente, com os novos visitantes, os quais também demandam serviços de mais qualidade. 

Por fim, dados da Associação Internacional de Turismo de Aventura (ATTA) indicam que 30% dos gastos em viagens internacionais estão ligados ao setor do Turismo especializado de natureza, o que comprova a importância dessa modalidade no mundo.

 

Países com destaque no Ecoturismo mundial

 

Devido ao crescimento das cidades e da urbanização, em tempos das pessoas cada vez mais conectadas ao computador e fora do meio ambiente natural, a busca pela experiência e conexão com a natureza tem crescido. 

Os estudos indicam que os turistas viajam para escapar da vida urbana em busca de experiências na natureza,  que proporcionem descoberta, bem estar, conexão, transformação pessoal e em especial vivências autênticas e únicas que unam atividade, natureza e cultura.

O mundo oferece destinos incríveis para viajantes intrépidos em busca das experiências na natureza. No planeta temos um amplo sistema de áreas protegidas que oferece acesso às paisagens, ecossistemas diversos, da Patagônia no sul do continente Americano, às grandes savanas africanas, das cadeias de montanhas rochosas localizadas ao norte do continente americano, à grande cadeia do Himalaia no continente asiático. Os destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura se apresentam como um parque de diversões da vida ao ar livre à espera de viajantes em busca de se reconectar com a sua natureza.

Seguem exemplos de países que se posicionam como destinos de Ecoturismo, trabalham a sua oferta alinhada com este posicionamento e, atualmente, são vistos como referências internacionais.

 

Mais informações: www.peru.travel/pt 

 

Mais informações: www.australia.com/en

 

Mais informações: www.southafrica.net/br/pt/travel 

 

Mais informações: www.destinationcanada.com/en 

 

Mais informações: www.newzealand.com/br/

 

Mais informações: www.visitcostarica.com/pt

 

Mais informações estão disponíveis nas Trilhas de Conhecimento, nos links e documentos da Midiateca desta plataforma. Cadastre-se e aproveite o conteúdo completo.

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar