Ministério do Turismo
Brasil encerra 2021 com recorde de mais de 136 mil prestadores de serviços turísticos regularizados
Número de prestadores de serviços turísticos regularizados mais que dobrou em quatro anos

Brasil encerra 2021 com recorde de mais de 136 mil prestadores de serviços turísticos regularizados

Apenas este ano, o Cadastur recebeu cerca de 20 mil novos registros

  • 24/01/2022 às 16:01
Fonte: Ministério do Turismo

A regularização de serviços turísticos no Brasil bateu recorde em 2021. Atualmente, 136.589 prestadores do setor estão registrados no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. O número representa um aumento de 17% em relação a 2020 e é mais que o dobro dos cadastros de 2017, por exemplo. Apenas este ano, o Cadastur recebeu cerca de 20 mil novos registros.

O estado de Alagoas foi o que mais ampliou o número de prestadores regularizados no período, com aumento de 136% dos registros no Cadastur. Santa Catarina e Piauí também foram destaque, com salto de 69% e 42%, respectivamente, no número de cadastros. Entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas Mato Grosso e Pará não tiveram alta nos registros em 2021.

Em relação ao número total de serviços inscritos no Cadastur, São Paulo lidera o ranking dos estados (28.874), seguido do Rio de Janeiro (20.870) e de Minas Gerais (11.193). Já as atividades turísticas com mais prestadores regularizados são agências de turismo (33.999), guias de turismo (26.749) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (19.657).

“Estamos fechando o ano, em pleno verão, com um número expressivo de serviços turísticos regularizados no país, que só vem crescendo a cada ano. Recomendamos aos turistas, quando planejarem suas viagens, que consultem no site do Cadastur a situação da agência de viagem que vai contratar, do hotel em que vai se hospedar e da transportadora turística que vai realizar os passeios, para checar se estão atuando de forma legal. Este é um importante passo que pode evitar problemas durante a viagem”, reforça o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O ministro lembra ainda que o turista também pode consultar no site do Selo Turismo Responsável os prestadores inscritos no Cadastur que assumiram o compromisso de adotar protocolos de biossegurança contra a Covid-19 para reforçar, assim, a segurança durante as férias.

CADASTRO - O registro no Cadastur é obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras turísticas. Clique AQUI para se cadastrar.

Também podem se cadastrar, mas de maneira opcional, as seguintes atividades: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.

BENEFÍCIOS - Além de ser uma importante fonte de consulta para turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados. Entre elas, acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur.

Um dos programas exclusivos para prestadores regulares no Cadastur é o Selo "Turismo Responsável, Limpo e Seguro". Até agora, mais de 30 mil estabelecimentos e guias de turismo de todo o país já aderiram ao selo. Saiba mais AQUI.

FISCALIZAÇÃO - Em 2021, o Ministério do Turismo retomou uma série de visitas às cidades brasileiras a fim de incentivar a regularização de serviços turísticos. Em dezembro, técnicos do MTur estiveram em Alto Paraíso de Goiás (GO) e em Aracaju (SE) para verificar a regularidade das empresas junto ao Cadastur e reforçar a importância do cadastro para o turismo da região. A ação terá continuidade em 2022.

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Sebrae

Polo Sebrae de Ecoturismo

Uma iniciativa do Sebrae e instituições parceiras para fortalecer o Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.

Contato

  • Rua Coronel Pilad Rebuá, 2480 - Bonito - Mato Grosso do Sul
  • [javascript protected email address]
  • (67) 3255-6500