Estudo mostra comportamento do turista no pós-coronavírus

Estudo mostra comportamento do turista no pós-coronavírus

  • 15/04/2021 às 00:04
  • Natália Moraes
Fonte: Agência Sebrae de Notícias - MS

Temas Saúde, Família, Humanização, Sustentabilidade e Hiperconexão passarão a ser valorizados por quem busca destinos turísticos

Com a instabilidade econômica gerada pelo novo coronavírus, estudos têm sido realizados para guiar os empresários no período pós-pandemia. No turismo, um dos segmentos mais afetados, a retomada vem acompanhada de um novo comportamento de consumo. É o que revela relatório da consultoria Turismo Lab, contratada pelo Sebrae/MS para oferecer estratégias ao setor.

A organização aponta tendências que ganharão importância na agenda do turista para os próximos anos. Segundo o estudo, ao viajar, os turistas passarão a valorizar os temas Saúde, Família, Humanização, Sustentabilidade e a Hiperconexão.

Para o consultor da Turismo Lab e do Sebrae/MS, Richard Alves, é importante que as empresas entendam esse novo comportamento. “O perfil dos viajantes será bastante impactado e essas mudanças ou reforços de comportamentos precisam ser considerados para o êxito dos negócios e destinos turísticos”, explica.

O estudo aponta que os destinos com menor aglomeração, que ofereçam atrativos ao ar livre e de contato com a natureza serão as opções preferidas. Os negócios que implantarem práticas de segurança em relação à saúde vão sair na frente.

Além disso, vivências com familiares em locais fora de casa serão valorizados. Por isso, destinos com oferta para família poderão ser priorizados. Os consumidores também irão buscar mais humanização nas empresas, assim, toda a experiência da jornada do cliente – antes, durante e após viagem – deve ser repensada visando despertar vínculos mais diferenciados.

O relatório também aponta que o viajante estará mais atento às possibilidades de contribuir com destinos que deixem uma marca positiva, respeitando o ambiente. Negócios que adotarem práticas mais sustentáveis serão os preferidos pelos consumidores.

Com a pandemia, o consumo digital aumentou tanto para entretenimento quanto para compras de necessidade, como mercado. A hiperconexão é uma tendência que foi acelerada, assim, as empresas e os destinos precisam aperfeiçoar cada vez mais as ferramentas online existentes.

Estudo

A metodologia envolveu análise de dados e estudos envolvendo a demanda atual e potencial do turismo no Brasil e no mundo, principalmente em relação aos hábitos e preferências dos viajantes. O painel de especialistas da Lab Turismo conta com profissionais com mais de 20 anos na atuação no setor de turismo, com experiência em gestão, inovação e marketing turístico.

Clique aqui e veja o documento completoComportamentos Viajante Pandemia

 

 

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar