Bolivar Porto/FundturMS
Seminário com especialistas nacionais discute agregar valor no turismo responsável no Pantanal
Área da Baía do Cervo, na região do Paraguai Mirim.
Turismo Responsável

Seminário com especialistas nacionais discute agregar valor no turismo responsável no Pantanal

Evento promovido pelo Sebrae/MS e Fundtur MS acontece em Corumbá, no dia 28, e inscrições para empresários é gratuita

  • 29/06/2022 às 15:06
  • Asscom Sebrae

O Seminário de Turismo Responsável, voltado para empresários de Corumbá, Ladário e região, vai ser realizado em 28 de junho, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (Rua Delamare, 1088), das 14h às 17h. O evento é promovido pelo Sebrae/MS, no âmbito do Pró Pantanal; pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), e voltado para empresários. O tema central vai ser estratégias para agregar valor e como monetizar o turismo responsável de base comunitária.

Ainda apoiam a iniciativa de inovação desse mercado no Pantanal a Prefeitura de Corumbá, a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, o programa Trilhar MS e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Irão participar do seminário Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS; Gustavo Pinto, presidente do Instituto Vivejar; Marianne Costa, consultora do Sebrae/MS; e Kelven Lopes, especialista nacional em turismo de pesca, com ações desenvolvidas no Amazonas, Roraima, Mato Grosso, entre outros locais. O Instituto Vivejar tem experiência em desenvolver o turismo de base comunitária no Rio Grande do Norte, em Mato Grosso e em São Paulo.

Empresários da região que atuam no trade turístico, em agências, atrativos, hotéis, pousadas, lojas de pesca; além de donos de bares, de restaurantes tanto em Corumbá, como em Ladário e região podem participar gratuitamente. As inscrições para confirmar vaga no seminário são feitas por meio do link https://bit.ly/TurismoResponsavelSebraeFundtur.

Isabella Carvalho Fernandes, coordenadora estadual do Pró Pantanal, reforça que o mercado do turismo está demandando ações afirmativas com relação a questões sociais e ambientais. “Uma experiência turística completa foca no atendimento das necessidades da comunidade anfitriã e o turista já é conscientizado sobre essa necessidade. Sendo assim, pensar em turismo responsável é pensar em competitividade e em negócios. Nossos empresários já têm iniciativas, mas sempre é possível aprimorar a entrega. O mercado está em constante evolução”, analisa.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS, destaca que a ação é um passo importante para desenvolver o turismo responsável no Pantanal Sul. “Vai ser um momento importante com os empresários, quando teremos a oportunidade de falar um pouco sobre o que é o turismo responsável, que tipo de ação tem que ser tomada para influenciar e contribuir ainda mais com o desenvolvimento local. Estou com boas expectativas que isso auxilie Corumbá a desenvolver um turismo ainda mais inclusivo e responsável”, explica.

Marianne Costa, consultora do Sebrae/MS para a ação de turismo de base comunitária, ressalta que há diferentes oportunidades que podem ser implantadas. “A ideia é mostrar as oportunidades de mercado no trabalho conjunto entre empresas e comunidades, reposicionar o destino. O turismo responsável é aquele que torna o lugar melhor para se viver e se visitar, nessa ordem. É uma oportunidade de discutir inovação e, consequentemente, melhorias das experiências do turista, e melhorias para a própria população.”

As oportunidades de negócio envolvem trabalho entre empresários locais e as comunidades do Paraguai Mirim (distante 2h de barco sentido Norte) e da APA Baía Negra (em Ladário). No Paraguai Mirim, a comunidade é formada por cerca de 38 famílias e é tradicional no trecho de viagem de barcos-hotéis e cruzeiros de ecoturismo. A APA está a 10 km da cidade de Ladário, pela rodovia MS-480. O seminário integra também uma das atividades previstas no Projeto Pontes para o Turismo de Base Comunitária no Mato Grosso do Sul.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

Serviço

O que: Seminário de Turismo Responsável

Onde: Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, Rua Delamare, 1088

Quando: 28 de junho, das 14h às 17h

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/TurismoResponsavelSebraeFundtur

Público: empresários de Corumbá, Ladário e região

Proposta: O evento tratará sobre turismo responsável em destinos turísticos em que a pesca esportiva é a principal atividade. Haverá a apresentação de iniciativas inovadoras e inspiradoras e proposição de caminhos para ações de turismo responsável em Corumbá e Ladário.

Via Asscom Sebrae

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Sebrae

Polo Sebrae de Ecoturismo

Uma iniciativa do Sebrae e instituições parceiras para fortalecer o Ecoturismo e o Turismo de Natureza nos destinos do Brasil.

Contato

  • Rua Coronel Pilad Rebuá, 2480 - Bonito - Mato Grosso do Sul
  • [javascript protected email address]
  • (67) 3255-6500