O Sebrae contribuindo para um Turismo mais sustentável

 

O Turismo é uma das atividades com maior capacidade de contribuição para o desenvolvimento dos diversos territórios brasileiros por conta de fatores como a abrangência de segmentos econômicos que contempla, desde empreendedores de hospedagem, alimentação, transporte, atrativos, artesanato, mas passando por toda uma cadeia de fornecedores nos setores da agricultura, indústria, comércio e serviços.

Contudo, uma atividade com esse nível de complexidade, demanda programas, projetos e ações estratégicas de forma integrada entre atores do setor privado e do setor público, exercitando o grande desafio da cooperação que proporcione o desenvolvimento sustentável.

Desta forma, uma das prioridades para o Sebrae e os seus parceiros no desenvolvimento turístico tem sido o alinhamento das iniciativas com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda mundial proposta na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (2015), composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

 

Os principais objetivos e metas traçados no ODS deverão orientar o desenvolvimento mundial de forma sustentável até 2030. Ao todo, foram definidos 17 Objetivos, sendo o compromisso com o social (objetivos 1 a 5), o ambiental (objetivos 6, 7, 13, 14 e 15), o econômico (objetivos 8, 9 e 12) e com a complexidade da vida humana (objetivos 10, 11, 16 e 17).

Fonte: Boletim de Tendências Sebrae (2015). SEBRAE/SC e Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)

 

Ressalta-se também o alinhamento com as diretrizes da Organização Mundial do Turismo (OMT) voltadas para um Turismo mais sustentável, presentes nas suas resoluções, relatórios e documentos técnicos.

Dentre essas recomendações, destaca-se o Código de Ética Mundial para o Turismo lançado em 1999 contemplando 10 princípios que indicam os papéis de turistas, empresários, profissionais e demais atores do desenvolvimento turístico para novas bases de desenvolvimento que contribuam para a redução das desigualdades econômicas e sociais, fomentando os resultados econômicos de forma harmônica com preservação os recursos naturais.

 

Código Ético Mundial para o Turismo (OMT)

 

Veja mais detalhes do documento no link Código Ético Mundial para Turismo (OMT)

 

Desta forma, a atuação do Portal Sebrae de Ecoturismo está comprometida com a produção e disseminação de conteúdos voltados para que as diversas partes interessadas no turismo possam compreender e implantar ações de forma prática na sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros.

 

FAÇA PARTE

Participe agora mesmo do Portal Sebrae de Ecoturismo e tenha acesso a maior plataforma online com conhecimentos, boas práticas e oportunidades no Turismo Sustentável. É totalmente gratuito e fácil para empreendedores, gestores e profissionais que atuam nos destinos brasileiros.

Quero participar